Quarta-feira, Abril 24, 2024
Atualidade Desportiva Pinned

Manual de Instruções para o Futebol Americano

Vamos lá introduzir aqui um desporto que a malta só liga ali por volta de Fevereiro, na altura do Super Bowl (calma, já explico).

Em primeiro lugar quero dar a minha opinião sobre o assunto. Amigos americanos, futebol é futebol e joga-se (pasmem-se) com os pés. 11 calmeirões à tareia por causa de uma oval (uma bola é redonda, desculpem) não é futebol. No limite, chamem-lhe rugby americano. Se eu inventasse um jogo de cartas e lhe chamasse UNO português também não gostavam, pois não?

Bem, depois deste desabafo vamos lá ao que interessa. E peço desculpa desde já porque estes colegas americanos para além de roubarem nomes de desportos, também se recusam a ser como o resto do mundo e usar o sistema métrico.

Os básicos

O Futebol americano joga-se num campo com 120 jardas de comprimento e 53,5 jardas de largura. No fim das duas pontas do campo existem 2 traves em “Y”, logo a seguir às endzones. De uma endzone à outra é considerado o terreno de jogo, que tem várias linhas que situam a marca de cada 10 jardas. (O campo tem também linhas de 5 em 5 jardas e de jarda a jarda, mas as principais são as de 10).

Como na maioria dos desportos de origem na América do Norte, o jogo tem 4 partes de 15 minutos (quarters) e utiliza-se o tempo útil de jogo, ou seja, sempre o jogo para, o cronómetro também fica parado.

Agora perguntas-me qual é o objetivo do jogo, não é? No fundo, a base é como em qualquer outro desporto: marcar mais pontos que o adversário. Aqui a questão é como fazê-lo, e nisso o Futebol Americano é um desporto bastante complexo, não pelos tipos de pontos a marcar mas por toda a estratégia por detrás do jogo.

A marcação de pontos é feita na endzone (touchdown e através dos postes (field goal)) mas saber como chegar lá é que tem a sua graça.

Para um leigo no desporto imagino que o pensamento seja muito: “tudo à batatada e depois há sempre um gajo muita rápido que consegue chegar à endzone.” Mas olhem que nem tudo está errado aqui. Não queiram é imaginar que conseguiam passar a correr por aqueles meninos todos com a oval controlada. É que se eles usam proteções, imaginem como são as placagens….

O jogo ofensivo é feito à base de downs. No fundo são tentativas que a equipa tem para marcar pontos e cada fase ofensiva tem 4 downs. Em cada uma destas, a equipa tem que percorrer 10 jardas. Caso consiga, volta a ter novamente 4 downs. Caso esgote 3 downs, chega um ponto estratégico: tentar a quarta, mas arriscar-se a perder a oval numa zona perigosa do campo ou chutar (punt) a oval para o mais longe que conseguir, fazendo com que o adversário comece a sua fase ofensiva o mais atrás possível.

As pontuações

Já vos falei de duas maneiras de marcar pontos , agora vou-vos falar de mais uma e explicar um pouco melhor as outras.

O touchdown vale 6 pontos e é feito quando um jogador entra ou apanha a oval dentro da endzone. Em caso de touchdown, a equipa que marcou fica com duas hipóteses: Um pontapé aos postes (+ 1 ponto) ou uma nova tentativa de touchdown, através de um down curto, que vale mais dois pontos.

Depois temos o field goal onde, durante uma fase ofensiva, a equipa abdica de um down para tentar o pontapé aos postes e vale 3 pontos. Aqui o único problema é que se falharem, o adversário recomeça no local de onde foi feito o field goal, por isso é bom que acertem. E é tão bom que acertem que existe uma posição específica para isto: O Kicker. Imaginem só: “Ah mas jogas futebol americano? Não não, só dou pontapés na oval….”

Por último existe o safety, a única pontuação de defesa. A equipa ganha dois pontos se conseguir derrubar o rival (tackle) ou tirá-lo de campo dentro da própria endzone. Por isso é que muito raramente se veem equipas armadas em Barcelona do Guardiola a tentar jogar a partir de trás. É pontapé para a frente e moche em cima deles.

Posições e equipas

Bem, então vamos lá perceber melhor como é que são constituídas as equipas. Já te disse que são 11 jogadores de cada lado, mas se já viste um jogo, ou partes, deves ter reparado que no banco há gente suficiente para fazer uma manifestação. Isto é por causa de uma característica muito própria (e que aumenta ainda mais a componente estratégica do jogo): Para cada equipa existe uma equipa ofensiva e uma defensiva, que muda consoante a situação do jogo. Para além disso, tens os especialistas, que actuam em momentos específicos do jogo. Por exemplo na equipa da Nossa Aposta também há um especialista, em apostas desportivas….

Por último, o que torna este sistema de equipa ofensiva e defensiva possível, é o facto de as substituições serem ilimitadas.

Tal como o resto do jogo, também a constituição das equipas é um pouco complexa, porque todas as posições têm funções muito específicas. Não é como no futebol (futebol a sério digo) em que um médio pode atacar e defender ou como o Jorge Jesus, que treina e nos faz rir, por aí fora.

Os jogadores mais conhecidos, e mais valiosos, são normalmente os Quarterbacks (QB) e os Wide Recievers (WR).

O QB é o cérebro da equipa. Ele conhece e decide todas as jogadas e sabe o que cada jogador tem que fazer em cada jogada. Já deves ter reparado que estes andam até com umas coisas escritas no antebraço. Essas coisas são o playbook e tem todas as jogadas da equipa que o QB consulta e decide antes de cada jogada. O QB normalmente não é um jogador muito físico mas sim o mais inteligente da equipa e com uma grande capacidade de lançamento da oval. Aqui, tenho que destacar Tom Brady, que é um dos grandes, se não o maior, QB da história.

O WR é quem tem a função de se desmarcar e apanhar a oval para depois (aí sim) começar a correr que nem um louco até à endzone adversária. São normalmente os mais atléticos (assim como eu, por exemplo) e também dos mais valiosos da equipa. Um dos mais badalados dos últimos tempos é Odell Beckham JR. Que consegue ter um penteado ainda mais esquisito que o próprio nome.

Como em qualquer desporto, os jogadores mais influentes são os que dão jogos a ganhar constantemente. No futebol normalmente são os avançados que marcam golos e os alas que fazem aquelas fintas todas. Os outros normalmente são deixados para segundo plano, apesar de não terem menos importância no jogo.

É o caso dos Tight Ends (TE) que têm a função de proteger o QB e de avançar para receber passes curtos.

Existem também os Centers , Offensive Guards e os Offensive Tackles que são responsáveis por dar tempo ao quarterback para fazer os passes e abrir espaços para as corridas. 

Passando à equipa defensiva, existem os Linebackers (LB) que são os líderes da defesa e se dividem em 2, no outsider linebacker que ataca as pontas linha ofensiva adversária e no inside linebacker que comanda os outros jogadores, sempre com o intuito de parar a corrida do adversário.

Há também os Defensive End(DE) eDefensive Tackle(DT)que têm de fechar o espaço de corrida para o adversário não passar e chegar ao quarterback. Por último, existe a Defensive Back que tem de marcar os jogadores livres para impedir os passes, principalmente para o QB.

Por último, na equipa de especialistas temos os jogadores apenas têm funções em momentos específicos do jogo: nos field goals, retornos, kickoffs e os punts.

O Kicker (K) faz os field goals, os pontos extra e os kickoffs, o Kick Returner (KR) tem a função de receber a oval num kickoff  e punts e correr para a frente até ser parado pelos adversários. Finalmente o Punter faz o punt (esta não era muito difícil de chegar lá).

Agora que já sabes os básicos do futebol americano, vamos passar para a parte de como funciona o jogo? Vamos sim, era uma pergunta retórica.

Como funciona o jogo

O jogo começa com um kickoff onde a equipa que começa sem a oval dá o pontapé inicial e o adversário prepara-se para receber a oval. A equipa ofensiva pode: tentar fazer um retorno, isto é, tentar avançar no campo e conquistar jardas ou então fazer um touchback (ajoelhar-se no chão e desistir de fazer um retorno, ao fazer isso dentro na sua própria endzone os adversários começam o jogo na linha de 25 jardas do campo de defesa).

Como já te disse, a equipa com a oval tem 4 downs para fazer 10 jardas. Existem duas jogadas possíveis: a de correr com a oval e a do passe. Caso a oval seja intercetada ou a equipa não consiga completar as jardas no número de downs, a oval passa a ser da outra equipa e o jogo recomeça do ponto onde a última jogada acabou.

Para entenderes melhor as jogadas vou explicar-te o processo:

Como já referi, e não gosto de me repetir, o QB pode optar por fazer a jogada, tentando chegar à endzone através de um passe (também pode ele próprio optar por correr com a oval) ou através de um field goal, caso sinta que tem oportunidade para isso. Caso opte pelo passe, para manterem a posse o passe tem que ser recebido pelo jogador da própria equipa. Caso o passe seja intercetado a posse de oval muda para a outra equipa. Se a oval for intercetada e cair no chão ou se o jogador for placado e largar a oval dá-se um fumble, onde a oval fica livre e quem a apanhar fica com a posse. Basicamente é mais uma desculpa para andar tudo à batatada outra vez. Caso o jogador receba a oval, seja placado e mantenha a oval em posse, então a jogada para e passa ao próximo down.

Se a equipa que está a fazer o ataque já utilizou 3 dos 4 downs que tem e mesmo assim ainda não chegou ao seu objetivo (avançar 10 jardas) ou tentam fazer um field goal caso estejam numa posição favorável para isso ou fazem um punt para afastar a oval da sua endzone. Ou seja, das duas uma, ou tentam obter pontos ou tentam dificultar o processo da outra equipa fazer pontos.

Já a equipa defensiva para parar o ataque e recuperar a posse de oval (que é o seu objetivo) pode forçar um fumble (já expliquei e não vou repetir), intercetar ou bloquear um passe, fazer um sack (bloquear o quarterback) ou tentar fazer dois pontos com um safety (placar um jogador adversário dentro da própria endzone).

Olhem amigos eu sei que isto foi um pouco longo mas espero que tenham ficado esclarecidos no básico de que é isto do Rugby à Americana (por mim era assim que se chamava, mas quem sou eu).

Agora só vos peço é que não tentem brincar a este desporto em casa, é que é capaz de aleijar…

Boas apostas!

Similar Posts

Leave a Reply

Discover more from Apostas de Pescada By Ai Nossa

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading