Quinta-feira, Novembro 26, 2020
Atualidade Desportiva

Croissant et Champagne.

Olá, olá amiguinhos! Imagino que vocês devem estar fartinhos de me ouvir falar pelos cotovelos, especialmente sobre análises desportivas. Mas também não se podem queixar muito, porque é tudo para vos ajudar e porque gosto muito de vocês.

Por isso, hoje quis fazer uma coisa diferente para vocês.

No outro dia deu-me uma vontade de comer um croissant acompanhado de um Moët & Chandon e fui a França. Até podia ter ido à pastelaria que tenho ao pé de casa mas eu sou assim, gosto do original.

Estava eu todo contente a dar a minha primeira trinca no croissant quando passa um carro, com a música do Quim Barreiros aos altos berros, 3 cachecóis da seleção, uma bandeira de Portugal na antena e ainda 3 autocolantes: um da federação de futebol, um que dizia “portugais avec fierté”.

Credit: unsplash.com

Até aqui tudo bem, mas depois vi o terceiro autocolante e era daqueles que muda consoante o ângulo em que olhamos para ele. De um ângulo era a Nossa Senhora de Fátima, do outro era o Cristiano Ronaldo. Foi aí que pensei “tenho de convidar este homem para beber uma mini e jogar à bisca”.

E não é que consegui? Nesse mesmo dia estávamos no café mais português de paris a beber uma fresquinha. Descobri que se chama Manel e que tem cá o pai António de visita. A mãe não conheci, mas chamava-se Maria de certeza. Com o passar dos jogos de bisca (que ganhei todos) percebi que o que o Manel é um fanático pelo futebol e o maior fã do Cr7 que existe, tem até uma tatuagem! Já o pai desde o euro 2004 que perdeu a fé no futebol, diz que “aquela derrota na final foi como perder a nacionalidade”. Calma migo, pimbolim é matraquilho e o futebol é só um desporto.

Enfim, aqui o AI Nossa, todo influencer e sempre a pensar em conteúdo para vocês, pensou que era giro fazer-lhes uma entrevista sobre o jogo de Portugal contra a França. Vejam lá o vosso AI Nossa todo jornalista:

“Então digam-me lá como é que acham que fica o jogo contra França?”

Manel: AHH isso é fácil! 3-0 para Portugal, Ronaldo marca 2 e deixa o outro para o menino Félix que veio do meu clube. Vai ser facílimo, está no papo! Ainda hoje pensam no Éder antes de dormir!

António: Já lá foram os tempos de que eu vibrava com o meu Portugal… agora já não me dá essas alegrias e duvido que se vá além de um empate ou até uma derrota por 1-0. Na altura do meu Eusébio é que era. Ai aquele jogo contra a Coreia em 66. Isso eram tempos. Estávamos a levar 3 ao intervalo e ainda fomos ganhar aquilo!

“Temos aqui opiniões divididas. Expliquem-me lá isso melhor.”

Manel: Então primeiro que tudo temos o nosso Cristianinho apto para jogar, depois jogamos em casa… aí se houvesse público pegava no meu carrinho e lá ia eu a caminho de Lisboa. E digo já que não entendo como é que duvidam do campeão em título. E há aí muita gente que não gosta do selecionador mas digo-vos já que para mim não há ninguém melhor que o Nandinho. Podemos nem jogar um jogo muito bonito mas é eficaz. O homem quando não ganha é eficaz! Queria ver se não tivéssemos empatado aquele jogo contra a Islândia se éramos campeões! Tínhamos ido para o outro lado do torneio e apanhávamos os tubarões todos…. (tive que o calar senão nunca mais saíamos daqui. Já eram as minis a falar e a certa altura o Manel já só gritava “Chuta Éder, chuta!)

António: Acho que é óbvio… só pensamos no Ronaldo mas temos de olhar para a equipa deles… Griezmann, Mbappé andam a fazer épocas impecáveis nas próprias ligas e não podemos ignorar o facto de que enquanto nós empatamos a 0 com a Espanha aqui os nossos amigos deram 7-1 à Ucrânia… Não sei, se fosse antigamente ainda dizia que a seleção das quinas vencia, mas isto não é o antigamente. (É de mim ou o Sr. António é o clásico “velho do restelo” em que antigamente tudo é que era bom? Enfim, é uma jóia de pessoa)

“A seleção está em primeiro, isso influencia”

Manel: E bem!! Temos o melhor ataque, o melhor meio-campo e a melhor equipa! O primeiro lugar é nosso por direito! No fim disto tudo vou dar voltas a Paris com o megafone a gritar “o campeão voltou / le champion est de retour”! (Chega, o homem já está bêbado).

António: Eu não quero ser pessimista, mas é uma questão de história… Já jogamos 26 vezes contra a França, dessas 26 apenas ganhámos 6… Eles ganharam 18… não é o dobro, é o triplo! Eu cá não sei, mas não tenho grandes expectativas. (Eu tinha razão, é o velho do restelo)

Mas ambos têm um ponto, historicamente a França apresenta-se num registo superior a Portugal, mas não é da história que se faz o presente e por isso mesmo temos de olhar para a boa forma da seleção e congratular o bom trabalho de Fernando Santos e dos seus jogadores.

Já vos tinha dito, mas já sei que alguns de vocês são uns baldas e não lêem os meus artigos até ao fim por isso cá vai. Vamos ter odd triunfal para este jogo 👀

O que achas que vai acontecer? Eu cá vou ver o jogo com a minha fresquinha e estudar os próximos jogos. ( Só agora que cheguei ao fim é que vi o tamanho do texto ☺️, mas é só porque gosto muito de vocês)

Fiquem bem e um chi-coração do AI Nossa.

Similar Posts

Leave a Reply

%d bloggers like this: