Olá, olá amiguinhos! Imagino que vocês devem estar fartinhos de me ouvir falar pelos cotovelos, especialmente sobre análises desportivas. Mas também não se podem queixar muito, porque é tudo para vos ajudar e porque gosto muito de vocês.
Por isso, hoje quis fazer uma coisa diferente para vocês.
No outro dia deu-me uma vontade de comer um croissant acompanhado de um Moët & Chandon e fui a França. Até podia ter ido à pastelaria que tenho ao pé de casa mas eu sou assim, gosto do original.
Estava eu todo contente a dar a minha primeira trinca no croissant quando passa um carro, com a música do Quim Barreiros aos altos berros, 3 cachecóis da seleção, uma bandeira de Portugal na antena e ainda 3 autocolantes: um da federação de futebol, um que dizia “portugais avec fierté”.

Até aqui tudo bem, mas depois vi o terceiro autocolante e era daqueles que muda consoante o ângulo em que olhamos para ele. De um ângulo era a Nossa Senhora de Fátima, do outro era o Cristiano Ronaldo. Foi aí que pensei “tenho de convidar este homem para beber uma mini e jogar à bisca”.
E não é que consegui? Nesse mesmo dia estávamos no café mais português de paris a beber uma fresquinha. Descobri que se chama Manel e que tem cá o pai António de visita. A mãe não conheci, mas chamava-se Maria de certeza. Com o passar dos jogos de bisca (que ganhei todos) percebi que o que o Manel é um fanático pelo futebol e o maior fã do Cr7 que existe, tem até uma tatuagem! Já o pai desde o euro 2004 que perdeu a fé no futebol, diz que “aquela derrota na final foi como perder a nacionalidade”. Calma migo, pimbolim é matraquilho e o futebol é só um desporto.
Enfim, aqui o AI Nossa, todo influencer e sempre a pensar em conteúdo para vocês, pensou que era giro fazer-lhes uma entrevista sobre o jogo de Portugal contra a França. Vejam lá o vosso AI Nossa todo jornalista:
“Então digam-me lá como é que acham que fica o jogo contra França?”
Manel: AHH isso é fácil! 3-0 para Portugal, Ronaldo marca 2 e deixa o outro para o menino Félix que veio do meu clube. Vai ser facílimo, está no papo! Ainda hoje pensam no Éder antes de dormir!
António: Já lá foram os tempos de que eu vibrava com o meu Portugal… agora já não me dá essas alegrias e duvido que se vá além de um empate ou até uma derrota por 1-0. Na altura do meu Eusébio é que era. Ai aquele jogo contra a Coreia em 66. Isso eram tempos. Estávamos a levar 3 ao intervalo e ainda fomos ganhar aquilo!
“Temos aqui opiniões divididas. Expliquem-me lá isso melhor.”
Manel: Então primeiro que tudo temos o nosso Cristianinho apto para jogar, depois jogamos em casa… aí se houvesse público pegava no meu carrinho e lá ia eu a caminho de Lisboa. E digo já que não entendo como é que duvidam do campeão em título. E há aí muita gente que não gosta do selecionador mas digo-vos já que para mim não há ninguém melhor que o Nandinho. Podemos nem jogar um jogo muito bonito mas é eficaz. O homem quando não ganha é eficaz! Queria ver se não tivéssemos empatado aquele jogo contra a Islândia se éramos campeões! Tínhamos ido para o outro lado do torneio e apanhávamos os tubarões todos…. (tive que o calar senão nunca mais saíamos daqui. Já eram as minis a falar e a certa altura o Manel já só gritava “Chuta Éder, chuta!)
António: Acho que é óbvio… só pensamos no Ronaldo mas temos de olhar para a equipa deles… Griezmann, Mbappé andam a fazer épocas impecáveis nas próprias ligas e não podemos ignorar o facto de que enquanto nós empatamos a 0 com a Espanha aqui os nossos amigos deram 7-1 à Ucrânia… Não sei, se fosse antigamente ainda dizia que a seleção das quinas vencia, mas isto não é o antigamente. (É de mim ou o Sr. António é o clásico “velho do restelo” em que antigamente tudo é que era bom? Enfim, é uma jóia de pessoa)
“A seleção está em primeiro, isso influencia”
Manel: E bem!! Temos o melhor ataque, o melhor meio-campo e a melhor equipa! O primeiro lugar é nosso por direito! No fim disto tudo vou dar voltas a Paris com o megafone a gritar “o campeão voltou / le champion est de retour”! (Chega, o homem já está bêbado).
António: Eu não quero ser pessimista, mas é uma questão de história… Já jogamos 26 vezes contra a França, dessas 26 apenas ganhámos 6… Eles ganharam 18… não é o dobro, é o triplo! Eu cá não sei, mas não tenho grandes expectativas. (Eu tinha razão, é o velho do restelo)
Mas ambos têm um ponto, historicamente a França apresenta-se num registo superior a Portugal, mas não é da história que se faz o presente e por isso mesmo temos de olhar para a boa forma da seleção e congratular o bom trabalho de Fernando Santos e dos seus jogadores.
Já vos tinha dito, mas já sei que alguns de vocês são uns baldas e não lêem os meus artigos até ao fim por isso cá vai. Vamos ter odd triunfal para este jogo 👀
O que achas que vai acontecer? Eu cá vou ver o jogo com a minha fresquinha e estudar os próximos jogos. ( Só agora que cheguei ao fim é que vi o tamanho do texto ☺️, mas é só porque gosto muito de vocês)
Fiquem bem e um chi-coração do AI Nossa.