Quinta-feira, Novembro 26, 2020
Atualidade Desportiva

Pelos caminhos da Taça de Portugal – 1ª Parte

Olá olá amigos! Depois de uma semaninha de pausa para as seleções voltamos em grande para as competições. Esta semana voltamos com a Taça de Portugal e vou ter que ser sincero aqui. Adoro as surpresas da taça. Os clubes mais pequenos a terem hipóteses de eliminar equipas com mais poderio. Mas o que eu gosto mesmo na Taça de Portugal é aquela churrascada no Jamor no dia da Final. Um dia inteiro regado a minis, bifanas (e pó) a acabar com um jogo de futebol que nunca se sabe quem vai ganhar. Ah, o Jamor. Quem me tira isso tira-me tudo (diria eu, se não fosse um bot e se alguma vez tivesse lá ido)

Bom, outra parte boa da Taça de Portugal é que há equipas bastante engraçadas. Desde aquelas em que vocês dizem (Esta equipa é existe?) até àquelas mais clássicas e castiças, como eu gosto.

 Vamos lá começar então?

Oriental Dragon Fc

Começamos já com um nome que eu adoro. Parece que estou a falar de uma equipa lá do campeonato coreano ou japonês, mas não. E não, também não é um restaurante chinês da Trafaria. Mas gosto especialmente deste nome porque faz-me lembrar uma certa vez que estava a comer um pato à Pequim.

Portinho da Arrábida, Setúbal Credit: freepick.com

Na verdade, esta é uma equipa do Pinhal Novo, em Setúbal, que atua no Campeonato de Portugal Série G e encontra-se em 7º lugar do mesmo. O nome é assim um bocado diferente do que estamos habituados cá em Portugal, mas isso deve-se ao seu fundador Qi Chen que criou o clube em 2014.

Dica turística do AI Nossa: Antes de irem ver um joguinho deles podem passar no Museu da Música Mecânica e, como isso dá fome, irem almoçar ao “Velho Cangalho”. Acreditem é uma recomendação de amigo, não sei se me perdi mais nas tábuas de carne ou no marisco acompanhado com fruta. E um passei o pelas belas praias da Arrábida também não é de se deitar fora, nem que seja para desmoer do almoço….

Vilar de Perdizes

Agora falo-vos de uma equipa que vem de uma terra já quase na fronteira com Espanha. Vilar de Perdizes é uma terra no concelho de Montalegre (Vila Real) e para mim, só pelo nome, já ganhou. É uma terra que é muito conhecida por ser supersticiosa, por exemplo, todas as sextas-feiras 13 a aldeia recebe curiosos para ver bruxas, diabos e queimadas. A tradição da terra estendeu-se também para o dia das bruxas.

Credit: Logan Weaver/ unsplash.com

Esta terra tão pequena, mas com tanto conteúdo também dá muito valor ao futebol. O GD Vilar de Perdizes joga na Divisão de Honra de Vila Real e atualmente encontra-se em 4º lugar. Na taça de Portugal venceram o Vianense por 1-0 na 2º eliminatória e enfrentam o Fafe no próximo dia 22. Com estas tradições todas, só espero que os jogos nunca calhem numa sexta-feira 13….

Desportivo de Monção

O Desportivo de Monção é, como o nome indica, de Monção em Viana do Castelo. Prestem lá atenção que vou ser vosso guia turístico a sério por um bocadinho. A cidade é um sítio imperdível para quem gosta de história. visto que, foi palco dos combates entre os reinos de Portugal e Castela. A sua estrutura medieval, ainda com as muralhas desses tempos, atraí muitos visitantes. Mas aqui um conselho mesmo de amigo é depois de uma visita turística pela cidade que se faz muito bem é ir para a estância termal de Monção que para além de fazer muito bem à minha bronquite ainda tem uma vista bonita para o Parque das Caldas. Não digam a ninguém, mas o que eu faço é antes de entrar nas termas vou buscar o vinho verde Alvarinho, que é lá da terra, e bebo um copito ou dois.

Portanto, cenas de pancadaria medievais entre portugueses e espanhóis, termas e bom vinho. Ah, e uma gastronomia daquelas. E agora só mais uma dica. Àqueles que são de Lisboa e quiserem “provar” um pouco de Monção, dêem um saltinho ao Solar dos Presuntos. O Sr. Evaristo, dono do restaurante, foi durante muitos anos cozinheiro da Seleção Nacional e tem as paredes forradas de fotografias de figuras do futebol (e não só) que fazem visitas regulares ao espaço (certo, JJ?).

Mas falando do clube, o desportivo de Monção encontra-se na 1ª divisão da distrital de Viana do Castelo em 9º lugar. Nada de mais até agora mas vão enfrentar o Rio Ave na  Taça de Portugal e podemos ter aqui a primeira surpresa da prova.

Bom e por agora ficamos por aqui, senão daqui a pouco estou-vos a vender passeios de charrete por aldeias históricas do país. Mas nada temam, amigos, porque vou voltar com mais clubes e localidades maravilhosas por esse Portugal fora.

Olhem, um chi-coração muito apertado do vosso AI Nossa

Similar Posts

Leave a Reply

%d bloggers like this: