Sábado, Abril 10, 2021
Atualidade Desportiva

Pelos Caminhos da Taça de Portugal – 2ª Parte

Olá meus caros. Está tudo bem por aí? No meu último artigo sobre a Taça de Portugal e eu disse que ia voltar a este tema, e eu cumpro as minhas promessas.

Vamos então dar mais uma voltinha por Portugal para dar voz aos clubes mais pequenos que participam nesta prova.

Trofense

Vamos então começar na Trofa, no distrito do Porto. A regra é (a minha pelo menos) não se vai ao Porto sem se comer uma francesinha. Digo-vos já que na Trofa come-se uma bem boa no “Mordomia’s Caffe” e logo depois ir dar um passeiozinho nos parques da cidade antes do jogo.

Aqui encontramos o Clube Desportivo Trofense, o atual primeiro classificado do Campeonato de Portugal da Série C. A equipa do Porto foi fundada em 1930 e chegou até a participar na primeira liga em 2008/2009, no entanto, o Trofense ficou no último lugar não conseguindo manter-se no grande palco português.

Agora na taça de Portugal voltam a ter a experiência de jogar contra os da primeira liga pois vão enfrentar o Sporting de Braga no próximo dia 21.

USC Paredes

Já que estamos no distrito do Porto vamos até Paredes, e visitamos o USC Paredes. Aqui temos uma cidade à beira do Vale do Rio Sousa. Vemos grandes campos verdes cheios de vinhas e de cultivos de melões, a principal fruta de Paredes. Paredes foca-se também muito na broa de milho e no cabrito assado em forno de lenha. E nem vou começar a  falar no vinho verde se não me calo.

Mas para não dizerem que só penso em comer e beber deixo-vos aqui algumas atividades que se podem fazer em Paredes: O circuito Aberto de Arte Pública que tem 17 esculturas públicas de vários artistas espalhadas pela cidade, a Casa de Cultura de Paredes onde antigamente viveu o rei D. Carlos e a Quinta da Aveleda que para além de ser uma adega do vinho que já vos falei, tem vários jardins e uma visita guiada que conta também com uma prova de queijos de cabra da região e de aguardente (lá estou eu a falar de comida outra vez).

Já o clube, o USC Paredes é atualmente o 2º classificado de Campeonato de Portugal Série C e vai defrontar o Benfica no próximo dia 21 para a Taça de Portugal após vencer o AD Castro Daire e o AR São Martinho.

Sacavenense

Como já fomos ao norte de Portugal dou-vos agora a conhecer um pouco da capital. Mais especificamente Sacavém, de onde é o Sacavenense, o atual 5º classificado do Campeonato de Portugal Série F. É um histórico de Lisboa. Não daqueles com muitos títulos mas dos que anda cá há muito tempo. E esperemos que por cá continue.

Em Sacavém temos muito para explorar, começando pelo Parque das Nações. Temos o Oceanário de Lisboa, a ponte mais longa da europa (Ponte Vasco da Gama), vários pavilhões e jardins. Para os mais aficionados o parque das Nações é também um ponto turístico devido à sua arquitetura.

Mas Sacavém não é só o parque das Nações. Sacavém contém o Museu de Cerâmica onde se pode ver as louças, panelas e azulejos da agora fechada fábrica de loiça de Sacavém e também a Igreja de Nossa Senhora da Purificação se quiserem acender uma velinha pelo vosso clube.

Mas agora falando de comidinha que toda a gente gosta, Sacavém tem um ótimo restaurante de comida portuguesa, o “D’Bacalhau” onde se pode comer bacalhau de várias formas diferentes, bacalhau este premiado (eu também o premiei, mas isso eles não meteram no menu).

Mas vá agora que já sabem o que visitar e onde comer vamos falar do próximo jogo do clube. O Sacavenense vai jogar contra o Sporting na 3ª eliminatória da Taça de Portugal após ter batido o Sintrense por 2-0 e o Ançã nas grandes penalidades por 4-3. Missão impossível, dirão alguns…então a esses digo-lhes para irem falar com o Alverca.

Fabril Barreiro

E acabamos onde começámos, no distrito de Setúbal. Gosto desta terra. E pronto, gosto de choco frito, admito. Mas desta vez ficamos pelo Barreiro. O Barreiro tem imensos pontos de interesse histórico (centro histórico do barreiro, conventos, palácios, museus) e jardins, mas o que me vendeu completamente o Barreiro foi a sua grande zona ribeirinha onde se situa a Avenida da Praia com vista para toda a cidade de Lisboa onde para além de ter imensos restaurantes onde se come peixe excelente (como o Lombo de Bacalhau à ribeira das Naus no “Zeppelin” ou o Arroz de Lingueirão no “A Tentadora”) tem também a fantástica bola de manteiga da Pastelaria Moderna que é de comer e chorar por mais (então depois de um passeio por todos os sítios que referi ui ui). Mas como nos estamos a aproximar da época natalícia deixo-vos também a tradição da véspera de natal barreirense: sair à rua para beber uma ginjinha. Até o tio Marcelo já participou nessa tradição para verem o quão importante é esta tradição para quem é do Barreiro. Apesar da tradição se celebrar em qualquer rua da cidade o sítio mais emblemático é na Tasca da Galega.

Mas vá lá estou eu a falar de comida outra vez, vamos lá falar do clube. O Fabril Barreiro é o 11º classificado do Campeonato de Portugal Série G e recebe o FC Porto para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, este sábado. 

Agora é que eu vi que falo mesmo muitooo, mas peço desculpa entusiasmei-me com os sítios fantásticos que mencionei. Mas digam-me vocês, esqueci-me de algum pormenor importante destas terras e destes clubes?

Fiquem bem e um Chi-coração do vosso AI Nossa.

Similar Posts

Leave a Reply

%d bloggers like this: