Sábado, Julho 2, 2022
Novos Valores

Tajon Buchanan – Estrela canadiana a caminho da Europa

O Canadá é um dos principais países em ascensão no mundo do futebol, pode ainda garantir um lugar no Mundial 2022, e cada vez mais vê as suas principais estrelas a brilhar na Europa. Alphonso Davies e Jonathan David são os principais exemplos disso, e Tajon Buchanan, que está a caminho do Club Brugge, pode ser o próximo.

Tajon é um jovem extremo canadiano de 22 anos, que se revelou ao mundo do futebol em solo americano. Em 2019, por resultado do “Draft” da MLS, chegou ao New England Revolution, clube pelo qual jogou 67 jogos e marcou 12 golos, até se transferir para a Bélgica.

Recentemente, o Club Brugge garantiu a contratação de Buchanan, que irá chegar ao clube belga no mercado de transferência de inverno, em janeiro de 2022, para competir com jogadores como Noa Lang e de Ketelaere na frente de ataque.

Perfil de Jogador

Tajon é um médio/extremo direito, talhado para jogar em frentes de ataque a 4 (4-2-3-1, 4-4-2 ou 4-5-1) resultado das suas características. É um jogador com uma excelente capacidade técnica, muito forte no drible e progressão, mas pouco intenso, o que se irá sentir num patamar mais superior.

Fisicamente é um jogador forte, nomeadamente no capítulo da velocidade, equilíbrio e resistência ao toque, o que interfere na condução de bola e no drible, como foi mencionado, sendo bastante equilibrado nas restantes áreas. Mentalmente, tem que melhorar nos aspetos anteriormente mencionados, a nível da tomada de decisão e da intensidade que aporta para o jogo, mas já revela uma boa concentração, resistência emocional, compostura e um comportamento, no geral, bastante positivo

Momento Defensivo

Defensivamente, Buchanan ainda revela muito espaço para crescer e é um fator determinante para se poder impor num patamar superior. Mostra ter iniciativa na recuperação de bola, mas deve ser mais agressivo na pressão e contundente nos duelos.

Para além isso, deve aprender a fechar melhor as zonas centrais e a ser mais eficiente na pressão. É um fator normal e comum aos jovens jogadores, ainda para mais em ligas mais periféricas.

Momento Ofensivo

Tajon Buchanan é um extremo/médio direito destro talhado para jogar numa frente de ataque a 4 – 4-2-3-1, 4-5-1 ou 4-4-2, funcionando quase como um organizador de jogo aberto, mas pode também atuar como extremo invertido no lado esquerdo. É um jogador com um excelente controlo de bola e consegue converter isso num drible bastante forte. É muito forte em condução e é essa uma das suas principais características, o que se associa à sua condição física. Revela um bom passe, mas ainda deve trabalhar muito esse aspeto, para se tornar mais consistente no último passe.

No aspeto da finalização, Buchanan demonstra uma boa apetência nesse momento e é bastante capaz de criar ângulos de remate através do drible, ainda assim, é algo pouco frequente e deve-se tornar mais ativo nesse parâmetro, aparecendo mais em zonas de finalização.

Assim, Tajon mostra muita qualidade técnica, mas é ainda bastante inconstante na execução dos lances e pouco evoluído no momento sem bola. Para além disso, mostra pouca intensidade nos vários momentos do jogo, fator este que se irá sentir no futebol europeu.

Conclusão

Tajon Buchanan é um dos destaques da geração canadiana que tem vindo a ser revelada nos últimos anos. É um extremo direito que se destaca pelo controlo de bola e pela condução, mas que ainda tem que evoluir no capítulo da consistência técnica e do momento sem bola. No ano 2021, foi um dos principais destaques da MLS, foi nomeado para “Rookie do Ano” – ficando em 2º lugar, e tem se apresentado a grande nível pela seleção, contra adversários de maior dificuldade (México).

Tajon foi recentemente comprado pelo Club Brugge, para onde irá no início de 2022. É um salto bem ponderado e indicado para o nível que apresenta, vai ter espaço para crescer e para poder ganhar experiência e melhorar em aspetos fulcrais no seu jogo. Tem potencial para atingir patamar de ligas top-5, mas tudo depende da sua adaptação ao futebol europeu, pelo que poderá ser feito uma prospeção mais assertiva três ou quatro meses depois de chegar ao Club Brugge.

Similar Posts

Leave a Reply

%d bloggers like this: