Nasceu em Torres Vedras no dia 30 de Agosto de 2002 e aos 19 anos já brilha no Championship. Representou a formação do Benfica entre 2010 e 2013, altura em que se transferiu para Inglaterra para representar o Balham FC, onde esteve apenas um ano. Desde então, foi contratado pelo Fulham e nunca mais saiu do clube de Londres, tendo adquirido nacionalidade inglesa (onde é presença assídua nas suas seleções jovens).
Na temporada passada, atuou pela equipa sub-23 do Fulham na Premier League 2 e foi um dos maiores destaques da competição com 11 golos e 6 assistências em 13 jogos. Já este ano, Marco Silva deu-lhe uma posição de destaque na equipa e em 13 jogos marcou quatro golos e fez uma assistência.
Momento Ofensivo
Em 4-2-3-1, é ele o homem que joga atrás do avançado, como se de um nº 10 à antiga se tratasse. Por outro lado, em 3-4-3, atua mais sobre o corredor direito, com incursões para o meio do terreno, nomeadamente para zonas entre linhas. Tem uma enorme facilidade em organizar o jogo, pois sente-se muito à vontade com a bola nos pés e tem uma capacidade de passe acima da média. É muito veloz com e sem bola e define quase sempre bem (característica fundamental para que possa dar o salto para um clube de topo).

Sabe jogar ao primeiro toque, recebe bem orientado e tem perfeita noção do espaço e para onde enquadrar a bola. É incrível a forma como se movimenta sempre para se desmarcar, após entregar a bola, oferecendo novamente linha de passe. Normalmente são movimentos entre linhas ou de exploração da profundidade, em combinações rápidas com os colegas mais próximos. É competente no drible, não tem por hábito cruzar, mas é excelente na chegada à área e na finalização.

Momento Defensivo
O Fulham efetua uma pressão alta, que condiciona a saída de bola do adversário e o Fábio é um dos responsáveis por cair na linha defensiva ou num dos médios numa primeira fase. Ultrapassado este momento, já num bloco médio-baixo, tem como principal objetivo fechar o espaço junto ao lateral e ajuda-lo nos duelos 2v2 com o lateral e extremo contrário.

Fisicamente é um jogador frágil e com apenas 1,70m e isso dá-lhe algumas limitações ao nível dos duelos físicos e aéreos. Pode também melhorar a técnica e eficácia no desarme, pois comete alguns erros no timing.
O futuro será risonho
Fábio Carvalho é um dos grandes talentos a despontar no segundo escalão do futebol inglês e não deve demorar a subir um patamar na sua carreira. Foi associado ao FC Porto este verão, mas parece estar para ficar mais uma época, apesar de o seu contrato terminar em Junho de 2022 e poder vir a sair do clube a custo zero.
O seu valor de mercado de acordo com o Transfermarkt ronda os 250 mil euros e que faz dele um alvo bastante interessante para os grandes clubes, uma vez que a margem de progressão é grande. Promete haver uma acesa disputa entre Inglaterra e Portugal pelo luso-inglês, no que à seleção principal diz respeito.