Quinta-feira, Maio 19, 2022
Novos Valores

Mohamed Bayo: a revelação gaulesa

Clermont-Ferrand é uma cidade francesa na região administrativa de Auvérnia, que tem cerca de 150.000 habitantes. É lá que reside o Clermont Foot Auvergne 63, que se estreou na Ligue 1 esta época. Originalmente, o Clermont foi fundado em 1911, como Stade Clermontois,  e tem como principal momento chegar às semifinais da Taça de França. Mudou seu nome para Clermont FC em 1984, graças a uma fusão com o AS Montferrand e em 1991, depois de uma despromoção à terceira divisão francesa, passou a ter a atual denominação.

O melhor marcador da época passada da Ligue 2, está nas fileiras do Clermont e chama-se Mohamed Bayo. Nasceu em França, na cidade de Clermont e fez toda a sua formação e carreira no clube da cidade. Iniciou a sua carreira como um extremo, mas nas últimas duas épocas foi transformado num ponta de lança.

Perfil

Atualmente a jogar a CAN, pela Guiné-Conacri, devido a ser descendente de residentes neste país, Bayo nas últimas duas temporadas realizou 55 jogos, marcando 31 golos.

Bayo é um avançado muito completo, com boa estampa física – 1,88m, rápido e móvel. É um jogador versátil, mas que se sente mais confortável a jogar de frente para o jogo, procurando a profundidade, complementando com a sua capacidade física e o jogo aéreo.

Momento Defensivo

No momento defensivo, e tendo em conta o seu posicionamento, é um dos primeiros jogadores a pressionar o adversário, procurando dificultar a primeira fase de construção.

Tendo em conta, que o Clermont se posiciona num bloco médio, em 4 – 1 – 4 – 1, preocupa-se em dividir a pressão entre os dois centrais, é agressivo na pressão ao portador da bola, nem sempre efetivo. Fisicamente é um jogador forte e isso permite-lhe a ganhar alguns duelos.

Momento Ofensivo

Bayo, é um jogador que tenta procurar o espaço, de forma a conseguir receber a bola sem marcação e poder acelerar o jogo da sua equipa. É um jogador que tem facilidade em utilizar o seu físico para conseguir proteger a bola. Por vezes, procura trocas posicionais, principalmente com jogadores do corredor, para conseguir libertar-se de marcação e ter mais espaço. O jogo aéreo é outra das suas boas qualidades, devido à sua estampa física.

É um jogador de drible em velocidade que procura, muitas vezes, o ataque à profundidade, aproveitando os espaços nas costas do adversário, principalmente aqueles que pressionam num bloco mais alto.

Conclusão

Mohamed Bayo, foi uma das revelações da época passada na Ligue 2, faturando muitos golos e fazendo história com o Clermont. Esta temporada, tem mantido o nível, apesar do Clermont passar, na maioria dos jogos, mais tempo sem bola. Com o aumento da qualidade competitiva, o nível de Bayo não baixou e isso demonstra que pode estar preparado para o patamar seguinte. É um jogador muito completo e com características especificas que o tornam diferenciado.

Similar Posts

Leave a Reply

%d bloggers like this: